Constelação Familiar | O que é e como acontece

Recentemente participei de uma “Constelação Familiar” no Núcleo Corpo e Alma. Se você está passando por uma situação difícil, se constantemente sente que os casos se repetem em sua vida ou se tem muitos problemas em seus relacionamentos, constelar pode ser uma opção.

O que é a Constelação Familiar?

Para quem não conhece, assim como eu não fazia ideia do que era, a Constelação Familiar é um tipo de terapia da alma que foi estudada pelo alemão Bert Hellinger há 40 anos. Como fazemos parte de um sistema familiar, várias frentes interferem em nossos dia a dia, e não apenas as nossas ações, mas também forças de nossos familiares e antepassados. Assim sendo, acabamos nos apegando a crenças, padrões e pensamentos influenciados pela nossa família que ainda está na Terra, mas também daqueles que estão em plano espiritual. Se não resolvemos essas questões, elas acabam se repetindo várias vezes em nossas vidas e influenciando positiva e negativamente. Assim, ao constelar, você pode resolver os problemas que mais te influenciam de uma forma mais profunda.  E, por mais que muitos pensem, a constelação não está ligada ao espiritismo, embora seja totalmente espiritual.

“ALÉM DA FAMÍLIA Solange Rolla,  psicoterapeuta transpessoal e holística, explica que, apesar do nome, constelação familiar, que começou como um tratamento focado apenas no sistema familiar, partindo do princípio de que a família é a base de tudo, ele já ultrapassou esse âmbito e alcança todos os sistemas dos quais fazemos parte. “É possível constelar com diversos objetivos, como melhorar a saúde financeira de uma empresa, interromper resistências ao desenvolvimento de um relacionamento, tratar doenças como depressão ou outros problemas específicos. Assim, hoje o termo mais utilizado é constelação sistêmica.” – Fonte: Portal Uai

Quem é afetado?

Não somente a pessoa que constela, mas todo o seu sistema familiar é afetado imediatamente após a constelação e pode sentir seus efeitos por até 2 anos.

  • “Vai melhorar a ligação que você tem com a sua família. Talvez você pense que ao descobrir como a sua família o afetou negativamente você vai querer sair de lá. O efeito é justamente o contrário. Quando você descobrir quais são as razões do seu comportamento, também irá entendê-lo melhor. O que agora parece impossível de aceitar ou perdoar é visto de outra perspectiva e isso melhora o relacionamento com os seus entes queridos.
  • Ocorre uma mudança profunda em todos os que participam na terapia de constelações familiares. Consegue imaginar uma terapia em que toda a sua família possa ser curada ao mesmo tempo? Ainda que existam outras alternativas, as constelações familiares permitem desenterrar segredos e emoções que não são possíveis em outras terapias. Será possível entender melhor mesmo os familiares que não participarem nessa terapia, e ela é igualmente útil para as crianças da casa.
  • Permite criar bases sólidas para as crianças. Você pode pensar que para as crianças não importa realmente o que está acontecendo, mas isso não é verdade. O que não se deve esquecer é que se você entrar nesse tipo de terapia, é porque a sua infância foi afetada.” – Fonte: A Mente é Maravilhosa

Minha experiência

No vídeo abaixo contei um pouco sobre a minha experiência:

E você, já participou de uma Constelação ou gostaria de participar de uma? Conta pra gente nos comentários!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s