Entenda o que é Atenção Plena ou Mildfulness

Já reparou que, muitas vezes, alguém fala algo e você nem ouve, pois estava focada(o) em seus pensamentos? Ou mesmo, responde no automático. Também já aconteceu de você estar lendo um livro e ter que voltar várias vezes na mesma página? E quando comemos algo e mal, mal percebemos o gosto do alimento? Isso tudo que foi citado nos leva a questionar: quanto tempo do presente estamos realmente “presentes”? Se você também acha que poderia focar mais, então o conceito e prática do Mindfulness é para você (na verdade, é para todos! 😀 ).

atenção plena

O que é Mindfulness ou Atenção Plena?

Muito se ouve falar sobre “atenção plena” ou “mindfulness” quando se fala de foco e de meditação. Mas afinal, o que esses dois termos significam? Eles são a consciência que adquirimos ao focar plenamente no momento presente e sem julgamentos.

A ideia de sua prática não é eliminar os pensamentos, mas sim, observá-los quando aparecerem na mente e voltar o foco para o que ocorre naquele momento.

É estar inteiro, sentir as emoções, as sensações corporais, prestar atenção aos detalhes, ser bom ouvinte…

Dúvidas Frequentes

1) Sou muito agitada(o) para praticar isso. Como fazer?

As pessoas mais agitadas são as que mais precisam, pois normalmente são ansiosas e não param para focar nelas mesmas ao longo do dia. A boa notícia é que, todos conseguem se beneficiar da prática de atenção plena, inclusive os mais agitadinhos. Comece aos poucos. Que tal parar um minuto por dia para focar verdadeiramente em algo? Pode ser na sua respiração e na forma como seus pulmões enchem enquanto respira e o seu abdômen se movimenta; no alimento que está comendo ou em qualquer coisa que esteja fazendo em seu cotidiano e que geralmente não presta muito atenção.

2) Essa prática vai me deixar relaxada(o)?

É preciso alertar quando a isso. Nem sempre a meditação vai te deixar tranquila(o). Ela pode desencadear emoções e pensamentos que podem mexer com você, o que é ótimo, desde que você se ligue nessas alterações e tente entender o que levou a elas acontecerem. Por outro lado, por fazer você respirar fundo e focar em algo, vai te levar ao despertar da consciência. Isso vai fazer com que você esteja realmente presente para a realidade, o que é mágico;

3) Tem a ver com religião?

Não. É uma prática milenar que não está associada a nenhuma religião;

4) Na minha casa/trabalho/qualquer outro lugar tem muito barulho. O que posso fazer?

Infelizmente, o mundo não vai parar para meditarmos. Então, tente conviver com os ruídos. Se algo chamar a sua atenção, respire fundo e volte para a sua meditação.

Principais Benefícios de se praticar a Atenção Plena

1) Reduz o nível de estresse;

2) Aumenta a sua concentração;

3) Melhora a função cognitiva (sua memória fica melhor);

4) Desenvolve sua inteligência emocional – Você terá mais controle das suas reações;

5) Aumenta a imunidade;

6) Você se torna mais criativo – Uma mente tranquila tem mais e melhores ideias;

7) Sua ansiedade diminui.

Sugestão de exercício para começar a praticar hoje mesmo:

Reserve 30 segundos para cada um dos seguintes passos;
Faça isso 3 vezes ao dia;

1- Pare no meio de alguma atividade cotidiana. Traga a atenção para a sua respiração, nas sensações em volta do seu estomago, a maneira que ele infla quando inspiramos, a sua volta a posição original quando expiramos.

2- Sinta as sensações corporais que ocorrem nesse momento, tensões musculares, dores, qualquer sensação e não tente modifica-la, apenas tome nota da sua sensação.

3- Tome nota das sensações que você esteja experienciando, por exemplo: “Estou agitado”  ou “Há agitação”. Não tente modifica-la, aceite-a.

4- Traga a sua atenção ao seu corpo, às sensações e como você esta as experienciando. Conecte-se com elas, sem julgar ou comentar e apenas respire com elas. Permita-se apenas estar e relaxar com qualquer coisa que esteja presente.

Via: www.iniciativamindfulness.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s