Relacionamentos âncora, será que você vive(u) um?

Sabe aquele relacionamento que não te leva para frente? Então… Ele é conhecido como “relacionamento-âncora”. Assim como o instrumento náutico, ao invés da relação nos incentivar a ser alguém melhor, a investir nos nossos sonhos e a irmos em busca de uma elevação nos vários setores de nossas vidas, eles minam nossos desejos e são contra tudo o que fazemos, nos deixando no mesmo lugar com aquela promessa de “pelo menos assim estamos seguros”. Muitas vezes, isso pode ser inconsciente; já em outras, algo bem pensado, tudo por um único motivo: tentar nos controlar e nos ter nas mãos.

Fala sério, todo mundo já passou por uma relação assim ou já agiu desta forma com o outro, né? Infelizmente, por falta de maturidade e auto-conhecimento, é comum que tentemos manter as pessoas em nosso foco de visão. Para isso, tentamos fuçar as redes sociais como se fôssemos do FBI, pedimos que o nosso par nos dê satisfação de tudo, ou mesmo, sabotamos os planos dele dizendo que achamos que são uma má ideia, inventando contras e afins. Além disso, se o(a) seu(sua) companheiro(a) for acomodado, como uma âncora que nos mantém no mesmo lugar, pode ser que não queira que você vá para frente também.

É meio óbvio dizer que isso tudo incomoda o outro e também, a nós mesmos. Afinal, ninguém quer ser controlado ou estar com alguém que não o incentiva. Isso, claro, também não é saudável para a pessoa controladora. Sim, ela sofre! Sofre de ansiedade, por não saber que o controle não existe e por criar situações em sua mente que só lhe fazem mal.

Por outro lado, em meio a tudo isso, há um respiro. Existem os relacionamentos conhecidos como “balão“. Eles são leves e acontecem entre pessoas que querem que o outro seja feliz e que entendem que isso se dá por meio da liberdade. Esse tipo de parceiro(a) te deixa livre para fazer suas escolhas e até te ajuda a realizar os seus sonhos. E o melhor de tudo isso, não é porque ele(a) te ajuda que focará apenas em você e deixará de viver seus próprios desejos. Nos relacionamentos-balão, ambos se unem para alcançar metas maiores, sem a necessidade de controlar as ações do outro. Quer romance melhor?

Todos nós merecemos nos relacionar com quem nos eleva e nos valoriza. E tudo isso tem que ser com a leveza de um balão. Digo isso porque, tudo o que é forçado e controlado não nos faz bem e relacionamentos existem para nos ajudar a evoluir e a ficar mais felizes do que já estamos, e não o contrário. Relacione-se com quem te faça voar alto ao invés de ficar no mesmo lugar. Lembre-se disso sempre que for entrar em uma relação!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s