Conheça os benefícios de se praticar Yoga

Com nome derivado de “yuj”, que significa “unir ou integrar”, o Yoga tem como missão principal harmonizar o nosso corpo com a mente e com a forma como respiramos. Para isso, utiliza técnicas de posturas, respiração e também de meditação.

Com a disseminação dessa prática milenar pelo mundo (existe há mais de 5 mil anos), ficou fácil perceber os benefícios que traz para os seus adeptos, sendo reconhecidos inclusive pela comunidade médica. Prova disso são os diversos estudos científicos que mostram as vantagens do Yoga para o corpo e mente.

Felizmente, ficou mais fácil acesso a esse conhecimento ao longo dos anos. Há cada vez mais profissionais dispostos a passar seus ensinamentos aos demais. Não é raro ver aulas em praças, academias e outros espaços públicos, não é mesmo? Isso sem falar nos aplicativos, vídeos e textos que dão uma noção de como entrar nessa.

yoga

Veja abaixo 5 benefícios da prática e também, depoimentos de duas pessoas que fazem Yoga há um tempo e que amam:

1) Aumenta a sua flexibilidade

Você não alcança os seus pés? Isso é falta de flexibilidade. Ao praticar as posturas, você vai notar uma melhora gradual e pode até parar de sentir algumas dores, já que alguns músculos vão ficando encurtados por falta de alongamento;

2) Reduz a pressão arterial

Foi comprovado em pesquisa que, praticar yoga regularmente reduz a pressão arterial, tanto por ser uma atividade física, quanto por diminuir o estresse, que pode causar o aumento da pressão;

3) Te deixa mais feliz

Sua prática eleva os níveis de serotonina e diminui o cortisol no sangue. O resultado? Você mais feliz!

4) Você ficará mais focada(o)

No Yoga você fica focada(o) no presente e isso faz com que tenha mais concentração. Ao longo do tempo, você passa a ser ter mais foco para tudo, não só no momento em que está praticando;

5) Dá aquele up no sistema imunológico

As posturas e o foco na respiração vão melhorar o seu sistema imunológico, o que te previne de doenças. Nada mal, né?

Depoimentos de quem ama Yoga

“Não sei como estaria hoje se o Yoga não tivesse aparecido na minha vida há 18 anos. Foi uma história de amor a primeira vista e a prática foi me transformando aos poucos. No início, amava fazer posturas bonitas pois tinha vindo de anos de dança e ainda estava muito atrelada à prática física. Mas como isto foi importante para meu aprendizado pessoal e evolução dentro da prática. Em pouco tempo, pude perceber que o Yoga faz muito mais por nós, pela nossa mente, nas nossas relações. O Yoga transforma completamente nossa vida e não foi diferente comigo. Hoje o tapete é meu melhor amigo e a prática, minha aliada. Sempre que me vejo em desequilíbrio, é o remédio que me reconecta…a mim mesma, aos outros, ao universo.”

Por Si Las Casas Professor de Yoga 

“Comecei a fazer yoga em um período bem estressante da minha vida. Cheguei para uma aula experimental de yoga com uma mistura de curiosidade e busca por bem estar.
O universo do yoga é vasto mas no geral os exercícios de respiração me ajudam a manter a tranquilidade. As posições de equilíbrio me auxiliam principalmente no meu foco na vida. Já as meditações me ajudam no autoconhecimento.
Depois de 8 meses praticando o yoga eu me encontro muito mais concentrada, alegre e de bem comigo e com meu corpo.” 

Por Tallita Lisboa do Oolha Isso

Foto: Marcele Valina

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s