O Sol entrou em Virgem | Saiba o que isso significa

Todos nós temos todos os signos em alguma parte do mapa astral. Portanto, ainda que o seu signo solar não seja este, é interessante entender qual casa do seu mapa está em Virgem, e ver como fazer melhor uso da força virginiana para esta área da sua vida. 😉

O Sol em Virgem

Todos os meses, o Sol cumpre com sua missão em um signo e segue para o próximo. Assim aconteceu no dia 22 de agosto, quando ele deixou o signo de Leão para chegar então a Virgem. É a vez do entusiasmo no Fogo dar passagem à maturidade da Terra.

Tudo o que nos fez vibrar de emoção, levando o coração a bater mais rápido, encontrará agora um novo movimento que permitirá perceber com atenção tudo aquilo que merece ajustes para se desenvolver da melhor maneira possível.

Agora, em Virgem, vamos reconhecer e respeitar nosso próprio ritmo.

A essência do signo

O signo de Virgem representa a mente analítica, principal ferramenta para a percepção dos pequenos detalhes que fazem o todo acontecer. Por isso, é o signo que fala da observação, do olhar afiado e curioso para detectar as minúcias daquilo que está diante nós, pronto para ser aperfeiçoado.

Virgem é a vida que se faz, criando diferenças geniais entre nós. São os corpos que encontram seus próprios meios e mecanismos para manterem-se funcionando. Cada um desempenhando sua função da melhor maneira possível, aproveitando da capacidade de se organizar para poder cumprir com cada uma delas.

O famoso “perfeccionismo virginiano” só faz sentido e honra a força desse signo se pensarmos em termos de uma ordenação mental, onde aquilo que se pensa é trabalhado e sofisticado de maneira a trazer para a realidade, seja material ou verbal, aquilo que realmente importa, da maneira mais simples possível.

Análise, Crítica e Simplicidade

Virgem nos influencia com a capacidade de analisarmos o que chega até nós: qualificando, mensurando, avaliando. Essas são os critérios que possibilitam a investigação acerca da qualidade e da funcionalidade do que se quer realizar ou comunicar.

Virgem analisa para beneficiar e aprimorar suas realizações, já que é um signo associado à produtividade e a materialidade dos objetivos. Esse olhar criterioso e observador detecta precisamente aquilo que poucos percebem, o detalhe que faz a diferença.

Do olhar atento nasce a crítica, a palavra que visa o aperfeiçoamento e não a destruição, como se pode pensar. Por isso é importante desmistificar a ideia das críticas como algo que não é bem-vindo ou que não nos deixa confortáveis. Afinal, o erro é absolutamente natural, e, graças a ele, podemos nos preparar para fazermos melhor a cada dia.

O signo de Virgem é como um bordado que depende de cada pequeno ponto bem dado para poder ver ao final o belo resultado. É a técnica eficaz que possibilita grandes feitos. É a simplicidade e eficiência da semente que no tempo certo se desenvolve e vira uma árvore monumental.

Virgem e a Terra

A relação entre o elemento Terra e o signo de Virgem se dá pelo fato de ambos tratarem de forças e valores similares, afins. Virgem é o pragmatismo, a ordem, a comprovação. A Terra é a própria consciência do tempo e do espaço, o ingrediente que torna as coisas viáveis, transformando necessidades em desejos em realidade.

Tanto Virgem quanto a Terra valorizam enormemente a possibilidade de ver as coisas como elas são. As certezas que brotam dessa combinação chegam sempre pela experimentação, e, somente através dela é possível de fato considerar tal coisa aprendida. Virgem e Terra buscam os resultados que vêm da própria prática.

Outro aspecto interessante da combinação entre Virgem e o elemento Terra é a relação dos dois com o tempo da natureza. Simbolizam o movimento orgânico, porém sistemático. As plantas que crescem no ritmo certo, cada uma encontrando seus próprios meios para florescerem. A seleção natural que faz com que um broto vá adiante e outro não: o sistema qualitativo da própria vida.

Virgem e Mercúrio

A união entre o signo de Virgem e o planeta Mercúrio está associado à organização das informações que chegam até nós. Mercúrio é grande mensageiro que nos faz querer encontrar respostas e tirar as nossas dúvidas. É a luz do entendimento, é o raciocínio e a assimilação das ideias.

Mercúrio é quem vai formando em nossas mentes uma verdadeira “biblioteca”. O caldo de conhecimento que só cresce. Seu trabalho é a criação e classificação de imagens, símbolos e palavras. Mercúrio faz as conexões mentais cujos resultados são as nossas próprias percepções e conclusões, claras e estratégicas como Virgem gosta.

Mercúrio e Virgem são forças flexíveis e adaptáveis, a mutabilidade das coisas é o que permite manter acesa a chama do interesse e a busca constante por novas compreensões.

Virgem e o Equilíbrio

Quando o Sol ilumina o signo de Virgem, projeta naturalmente sua sombra em Peixes, já que esses são signos opostos, que guardam essências complementares entre si. Por isso, honrar e vivenciar as realidades de ambos os signos significa encontrar um equilíbrio entre eles.

Virgem e Peixes formam o eixo da purificação, a busca pelo refinamento tanto dos aspectos práticos do dia a dia, quanto das questões da alma e da espiritualidade.

Virgem é a capacidade de olhar para si e para o mundo fazendo avaliações, separando o que serve do que não serve. Peixes simboliza a unidade, a comunhão de tudo que se sente sem fronteiras ou limites. É a comunhão com o cosmos, onde não existem razões ou certezas. Virgem é Terra, Peixes é Água. Virgem é realidade, Peixes é imaginação. Virgem é o corpo, Peixes é a alma, e um precisa do outro para que tudo possa funcionar.

Virgem diz a Peixes que ele precisa descomplicar as coisas, usando a maturidade e praticidade para solucionar o que surgir. Já Peixes diz a Virgem que é preciso usar a sensibilidade para perceber que nem tudo pode ser explicado e que, pelo ponto de vista emocional, razão nenhuma faz sentido.

Os dois finalmente se entendem e se encontram iluminados quando cultivam uma mente generosa com os sentimentos e uma sensibilidade que aprimora as resoluções.

Texto de Cláudia Lisboa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s