Ayurveda | Conhecimento médico que vai mudar a sua vida

Já conhece a Ayurveda? Em sânscrito, o termo significa ciência (veda) da vida (ayur). É conhecida como o sistema médico mais antigo que se tem notícia. Com origens na Índia e no Paquistão, dizem que seus estudos datam de mais de 5 mil anos. Mas afinal de contas, do que se trata e como ele pode te ajudar a ter uma vida mais plena?

O que é a Ayurveda?

É uma ciência oriental baseada na harmonia entre corpo, mente e alma. Para ela, tudo no universo, incluindo os humanos, é formada por cinco elementos: éter, ar, fogo, água e terra. No caso das pessoas, além da matéria, também há o buddhi – discernimento, ahamkara – ego e manas – mente.

Acredita-se que as doenças e seus sintomas desagradáveis são causados por uma desarmonia entre tudo isso. Para evitá-las, adotam um tratamento preventivo, ligado à alimentação saudável e adequada a cada tipo de indivíduo, terapias holísticas, tais como a cromoterapia, aromaterapia e a meditação com mantras; massagem e ioga.

ayurveda

Tipo de pessoas nesta medicina

Para este tipo de medicina, nós humanos somos influenciados pelos 5 elementos por meio do dosha e nos dividimos em Vata, regido por ar e éter, Pitta, regido por fogo e água, e Kapha, regido por terra e água.

Entenda melhor:

Pitta (fogo e água)

Quem é formado por esses elementos em sua maior parte costuma ter altura mediana, um metabolismo bem acelerado e sente muita necessidade de beber água. Em relação à sua personalidade, são considerados indivíduos ativos, ciumentos, com emoções fortes, inteligentes e críticos. Tudo o que é quente, líquido, azedo e oleoso tem muito a ver com eles. Para equilibrar, indica-se uma alimentação com sabores doce, amargo e adstringente.

Vata (espaço e ar)

Sabe aquelas pessoas magras e longilíneas que estão sempre com frio? Então, são típicas “vata”. Elas também tendem a ter agilidade, serem e indecisas. O que é seco, leve, frio, móvel, áspero e claro está ligado ao tipo. A sugestão para elas é evitar sabores amargos, além de evitar também o frio e a umidade.

Kapha (terra e água)

Pessoas com estrutura forte e larga, com tendência a ganhar peso são consideradas como Kaphas. Costumam ser estáveis, lentas, calmas e mais preguiçosas. Pesado, suave, oleoso e adocicado são suas características. Para manter sua harmonia, devem evitar alimentos úmidos, frios e pesados (massas e arroz, por exemplo).

Somos uma combinação desses três doshas, mas há um predominante. O ideal é que a gente procure um profissional para fazer essa análise, mas para ajudar, há vários questionários na internet. Lembrando que eles são vagos e devem ser usados para entendermos melhor as características de cada dosha.

Sobre alimentação Ayurvédica

“Na concepção Ayurvédica, tudo que você coloca para dentro do seu corpo deve ser assimilado ou eliminado.  Se você não oferece nenhuma dessas duas opções, há um acúmulo de energia no seu corpo. E esse acúmulo intoxica. Quando há toxinas, o corpo inflama, adoece, estagna o prana (energia vital). Isso diminui a produtividade do seu organismo, e faz acumular mais excessos. Vira um ciclo.
Alimentos vivos, enérgicos e poderosos te deixam mais vivo, enérgico e poderoso. É simples assim. Alimentos tóxicos aumentarão a toxidade do seu organismo, desacelerando a habilidade de cicatrização, recuperação e desintoxicação. Entram nessa lista açúcares, industrializados, temperos prontos, óleos refinados como soja, milho, canola, margarinas, carboidratos refinados e alimentos congelados. Alimentos vivos são aqueles que vêm da terra: verduras, hortaliças, legumes, castanhas, óleos virgens como azeite e sementes, frutas e cereais naturais. .
Sem terrorismo nutricional, viver com saúde é viver sem excessos, de forma natural e ter a mente leve.”

Por Xanda Fogaça – Terapeuta de nutrição Ayurveda

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s