Os benefícios da Cúrcuma na alimentação | Ayurveda

A Cúrcuma, também conhecida como Açafrão da Terra, possui tantos benefícios que, assim que eu te contar, você vai querer incluir esse tempero o mais rápido possível em sua alimentação!

Originária da Índia e do Sudeste da Ásia, a especiaria é famosa por suas propriedades medicinais. É usada há milhares de anos por tribos indígenas e tem compostos poderosos.

Os principais benefícios da Cúrcuma na alimentação

Na Ayurveda, sistema de medicina indiano milenar, a cúrcuma é bastante utilizada. Tornou até a bebida Golden Milk, uma mistura de leite (de qualquer origem) com a especiaria, famosa. E também, não era para menos. Há inúmeros benefícios já conhecidos. Confira quais são eles abaixo:

1) Anti-inflamatório: O açafrão da terra é um potente anti-inflamatório natural, que não provoca úlceras e ainda, protege o sistema digestivo.

Sua eficácia é comprovada por estudos que dizem que a aspirina e o ibuprofeno são menos eficazes que a curcumina, seu principal princípio ativo.

Há pesquisadores que afirmam que ela pode ser até preventiva contra o câncer, artrite, altos níveis de colesterol e outros transtornos originários de inflamações;

2) Antioxidante: Sabe-se que o envelhecimento e algumas doenças são causadas pela oxidação das células. Processo que ocorre devido à reação dos radicais livres com substâncias orgânicas, como ácidos graxos e proteínas.

Para evitar que essa oxidação aconteça, é recomendável ingerir a cúrcuma, que tem o poder de neutralizar esses radicais livres.

Além disso, a curcumina aumenta a atividade de outros antioxidantes produzidos pelo corpo. Ou seja, oferece combate à oxidação e ainda estimula a produção de outros combatentes naturais;

3) Reduz o colesterol: A curcumina se comunica com os genes das células do fígado e assim, aumenta a produção de proteínas que criam receptores para o mal colesterol. Desta forma, há um aumento na eliminação deste colesterol no organismo;

4) Previne o diabetes: Um estudo feito em 2009 por uma revista especializada em pesquisas biológicas citou o Açafrão como uma opção 400 vezes mais potente do que a metformina, droga muito usada para melhorar a sensibilização à insulina e ajudar a reverter o diabetes tipo dois. Com a sua ingestão você terá mais controle da glicemia e ainda, uma ajuda extra no emagrecimento.

Como ingerir o açafrão no dia a dia:

Você pode incluir o açafrão no arroz, em molhos de salada, no ovo ou ao cozinhar algum legume, por exemplo.

Outra opção é colocar no leite, como já foi citado acima, ou mesmo, comprar cápsulas de cúrcuma em lojas de suplementação e produtos naturais.

Para potencializar a absorção da especiaria, é indicado consumi-la junto da pimenta-do-reino, azeite ou óleo de coco.

Também é recomendável aquecer para ativar suas propriedades e torná-la ainda mais nutritiva.

Em relação às quantidades, indica-se:

  • Raiz seca em pó: consuma de 1 a 3g por dia;
  • Raiz cortada: consuma de 1,5 a 3g por dia.

E aí, está esperando o quê para incluir a especiaria em sua rotina?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s