Kombucha | Saiba o que é e quais benefícios tem

Você já ouviu falar na Kombucha? Essa bebida chinesa é consumida há milhares de anos no país que tem a maior população do mundo. Recentemente, muitos brasileiros, mais preocupados em adotar hábitos saudáveis, incorporaram esse produto às prateleiras dos supermercados e também, resolveram produzir a receita em casa.

Mas afinal de contas, o que é Kombucha?

É uma bebida fermentada por conta de leveduras e bactérias benéficas à saúde. Feita no chá, que pode ser verde, preto ou mate, possui propriedades probióticas, que ajudam no funcionamento da flora intestinal e melhoram o sistema imunológico.

Além desses benefícios, incluir a Kombucha no dia a dia vai adicionar antioxidantes e vitaminas do complexo B e vitaminas C em sua dieta. É ótima para o fígado e previne diabetes, câncer, infecção urinária, gastrite e infecções intestinais.

Como fazer?

Quem tiver interesse em preparar a bebida em casa, pode seguir a seguinte receita de fermentação no chá, deve seguir os seguintes passos:

 

“Ingredientes para a Primeira Fermentação:

  • 3 L de água mineral
  • panela de aço inoxidável, vidro ou cerâmica
  • 1 xícara de açúcar refinado (açúcar branco)
  • 5 sachês de chá preto
  • 1 cogumelo de kombucha, também chamado Scoby
  • 1 recipiente de vidro escaldado com água quente
  • 300 ml de kombucha pronto, equivalente a 10% do volume total de kombucha a ser produzido (opcional)

Modo de preparo:

Lavar bem as mãos e os utensílios, passando água quente e vinagre para ajudar a eliminar qualquer contaminação por micro-organismos. Colocar a água na panela e levar para aquecer. Quando a água ferver, adicionar o açúcar e misturar bem. Em seguida, desligar o fogo e adicionar os saquinhos de chá, deixando a mistura descansar por 10 a 15 minutos.

Colocar o chá no frasco de vidro e esperar esfriar até ficar em temperatura ambiente. Em seguida, adicionar o cogumelo de kombucha e os 300 ml de kombucha pronto, tampando o frasco de vidro com um pano e um elástico, o que irá permitir a circulação de ar sem deixar a mistura exposta. Guardar o frasco em um local arejado e sem muita luz por cerca de 6 a 10 dias, tempo em que a bebida final estará pronta, com o aroma de vinagre e sem sabor doce. No final do processo, uma nova colônia de kombucha é formada em cima da primeira, a qual pode ser guardada na geladeira ou doada para outra pessoa.”

 

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s