“Quero fazer atividade física, mas não consigo criar o hábito”

Meu amigo, minha amiga, esse testemunho do título é um dos mais comuns que existem. Afinal, o mais difícil na tarefa de se exercitar é justamente sair da zona de conforto e criar o hábito de fazer atividade física regularmente. Mas nem tudo está perdido! É perfeitamente possível conquistar esse feito em qualquer período da vida.

Primeiramente, o que é hábito e como ele se forma?

Hábitos são ações repetidas que se tornam um costume. Dizem, inclusive que, 40% de tudo o que fazemos no dia a dia são hábitos, como escovar os dentes, lavar as mãos e afins.

Em relação ao tempo necessário para criar um, Phillippa Lally, um pesquisador de psicologia da saúde no University College de Londres, publicou uma pesquisa em que a resposta foi:

“Em média, leva-se mais de dois meses para que um novo comportamento se torne automático – 66 dias para ser exato . E quanto tempo leva um novo hábito para formar? Pode variar amplamente dependendo do comportamento, a pessoa e as circunstâncias. No estudo de Lally, levou de 18 dias a 254 dias para as pessoas formarem um novo hábito.”

Dicas para criar o hábito de se exercitar

Agora chegou a hora de receber dicas de como incluir a atividade física no dia a dia de forma natural, como se fosse mais um costume!

  1. Tenha paciência! O ser-humano sempre quer resultados rápidos. Tente se lembrar que, incluir o exercício na rotina é um processo. Tente se exercitar frequentemente por uns três meses (66 dias não é média do estudo que citei acima? Então…). Mas não vale burlar! Se a sua estratégia for se exercitar 3x por semana durante o período, mantenha a frequência;
  2. Busque ir à academia ou fazer suas atividades onde quer que for nos mesmos dias e horários. Isso facilita a assimilação do cérebro de que elas são tarefas importantes para você;
  3. É legal pensar na recompensa que o exercício te traz também. É o físico que sempre sonhou? É saúde? É o bem-estar que causa? Escolha algo e lembre-se disso quando estiver sem disposição;
  4. Acompanhe seus progressos. Isso não significa virar a pessoa “louca da balança”, mas ver o que realmente é resultado. Por exemplo, se você faz musculação e quer emagrecer, pode ser que o peso não altere tanto, mas as medidas sim. Isso acontece porque sua gordura corporal diminui, enquanto a massa muscular aumenta. Só que músculo também pesa;
  5. Crie metas e renove-as sempre que cumprí-las. Por exemplo, você tinha o objetivo de perder 3kg quando se matriculou na academia. Aí você conseguiu. E agora, qual será a meta? Correr uma prova de 5k? Iniciar em uma outra modalidade? Desafie-se!
  6. Utilize ferramentas que possam te ajudar, como planilhas do Excel ou online para colocar os dias que irá se exercitar, agendas fitness, despertador, cronômetro, etc.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s