Eneagrama | Uma forma de se conhecer melhor

Em uma conversa com amigos, descobri o Eneagrama de Personalidade. Vou te falar que ele nem é algo novo, não. Afinal, vários filósofos e estudiosos já usaram de alguma forma a figura geométrica de nove pontas.

Pitágoras, aquele filósofo e matemático maravilhoso, lá pela época 500a.C., já usava. Depois veio o boliviano Oscar Ichazo, em 1950, e o associou aos nove atributos divinos que refletem a natureza humana. Ele chegou até a montar um curso sobre o assunto em 1970, no chile. Foi aí que um de seus alunos, no mesmo período, associou o eneagrama aos estudos de personalidade. Ele era o Claudio Naranjo, um psiquiatra chileno, criador da Gestalt-Terapia. Por fim, no ano de 1988 (em que nasci. Cá estou eu relevando a minha idade rs), Helen Palmer lançou o livro “O Eneagrama”, no qual detalhava sobre o tema.

Mas afinal de contas, o que é o Eneagrama de Personalidade?

O Eneagrama de Personalidade reúne 9 tipos personalidades com características em comum. Cada tipo tem pontos fortes e fracos. A identificação dos mesmos pode nos ajudar a ressaltar nossas qualidades e trabalhar aquilo que nos impede de realizar planos em nossas vidas. Por isso, a ferramenta é tão útil, sendo bastante usada em processos de coaching. Ou seja, saber que tipo você é pode te ajudar a realizar muitas coisas que deseja em sua vida. Talvez você não esteja na profissão que valoriza os seus talentos ou mesmo, tenha relacionamentos ruins, simplesmente, por não se conhecer tão bem e aceitar trabalhos e pessoas inadequadas em sua vida.

Eneagrama nas empresas

O legal é que, o método é tão preciso e útil que seu uso é indicado até para colaborar nos processos seletivos, nas promoções e treinamentos nas empresas. Por exemplo, se você identifica que um dos seus profissionais é tipo 7 (como eu sou), pode colocá-lo em um cargo em que ele possa sugerir ideias, realizar planejamentos e trabalhar com criação. Isto porque ele é considerado como um sonhador e é muito bom para sugerir melhorias, planejar coisas novas e afins, mas não é tão bom para tirá-las do papel, pois normalmente passa de um projeto para o outro de forma instantânea. Então, o ideal é contratar uma outra pessoa para o papel de executor. Um exemplo para este último cargo é o tipo 2, O Prestativo, pois ele ajudará no que for preciso para realizar o planejamento.

Faça o teste e descubra qual tipo você é no Eneagrama de Personalidade!

Vou deixar alguns links de site que possuem testes para você descobrir qual é o seu tipo. Lembrando que você também pode procurar ajuda de um coach especializado para te ajudar com isso.

Teste Blog Run – blog.runrun.it/teste-eneagrama/

Teste Eneagrama – eneagrama.com.br/o-eneagrama/9/teste-eneagrama

Resumo dos 9 tipos de personalidade

Para matar sua curiosidade inicial, vou deixar um resuminho de cada tipo com a ajuda das referências que encontrei no blog RunRun!

1) Perfeccionista, Reformista

A ideia central para o primeiro tipo é a perfeição. Por isso, centra toda a sua atenção no erro, no que deve ser corrigido. A sua fixação egóica é o ressentimento.
Frase: “Eu faço do meu jeito”.

2) Prestativo, Manipulador

O ponto central para o segundo tipo é ser amado pelos demais. Por isso, é chamado de prestativo e ajudará em todas as situações em que puder.
Frase: “Eu devo ajudar os outros”.

3) Bem-sucedido, Competitivo

A competitividade é a ideia central para o terceiro tipo. Ou seja, eles querem a todo custo o sucesso. Buscam ser bem-sucedidos e este é o seu objetivo mais importante.
Frase: “Eu preciso ser bem-sucedido”

4) Individualista

O individualista deseja o autoconhecimento, a autocompreensão e, com isso, desenvolve frequentemente ideias e projetos originais. No lado negativo, pode ser melancólico e introspectivo demais.
Frase: “Eu sou único”.

5) Observador, Pensador

A ideia central para o tipo cinco é o conhecimento total. Com sua observação apurada e constante, ele procura sempre entender mais o mundo e as pessoas, num ciclo eterno para usar o conhecimento adquirido e aprender mais.
Frase: “Eu preciso entender o mundo”.

6) Questionador

É o cético. Podemos notar, nesta tendência, a representação de um único tipo, na via negativa e na via positiva.
Frase: “Eu sou cético”.

7) Sonhador, Impulsivo

O tipo sonhador é um dos mais facilmente reconhecíveis. A ideia central é a busca pela felicidade, a busca pela alegria. É normalmente muito divertido e otimista e está sempre pronto para ouvir uma nova ideia, para sonhar um novo projeto. Na forma negativa, podem ser impulsivos e volúveis, indo cada hora na direção de um novo sonho.
Frase: “Eu sou feliz e aberto a novas ideias”.

8) Confrontador, Líder

O tipo oito é aquela pessoa que está sempre se confrontando com os demais. Por essa única característica, já apresenta grande tendência para liderança de grupos e pessoas. São motivados para a ação, e positivamente conseguem motivar as pessoas para atingir os seus objetivos e os objetivos do grupo.
Frase: “Eu devo ser forte”.

9) Pacifista, Preservacionista

Como a própria palavra já diz, o tipo nove é um sujeito que busca a paz, a resolução dos conflitos, das discórdias e das discordâncias. A sua grande tendência é a de buscar e criar a união entre as pessoas.
Frase: “Estou em paz”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s