Organização e energia têm tudo a ver

A princípio, podemos achar que organizar a casa, os armários e os itens pessoais pode ser só um capricho, ou mesmo, característica de algumas pessoas que são sistemáticas e gostam de manter a organização. Porém, saiba que não é bem assim. A ordem (ou falta de) indica o quanto estamos (des)organizados em nosso interior também. Quando estamos com problemas emocionais, com excesso de tarefas ou estressados, é comum que todas as coisas ao nosso redor, no mundo exterior, também estejam em desordem.

Há muitos especialistas, como aqueles que estudam o feng shui (arte chilena de harmonização energética), que afirmam, inclusive, que a nossa energia fica baixa quando há acúmulo de coisas, bagunça e afins.

Então, ao realizar uma faxina, retirar itens que não servem mais, doar o que pode ser útil para os outros e colocar os objetos organizados por ajudar a nos reequilibrar internamente também.

O bom é que, há várias técnicas que podem colaborar nesse processo de organização do nosso lar, dos materiais de trabalho, da bolsa/mochila e até do carro. Além da chilena, tem um método que aprecio muito, criado pela japonesa Marie Kondo. Em seus livros ela ensina a arrumar tudo de um jeito diferente e inclui rituais de gratidão e outros, que são energéticos. Quem quiser conhecer, ainda pode assistir à série dela na Netflix, Ordem na Casa com Marie Kondo.

Marie Kondo – Escritora japonesa

Outro livro gostei o Vida Organizada, da Thais Godinho. Primeiramente, eu conheci o seu site e só depois iniciei a leitura da obra impressa. Recomendo ambos.

E você? Tem algum outro livro, site, série/filme relacionado à organização para indicar?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s