Você não faz exercícios por falta de tempo?

No início do ano perguntei no instagram (segue lá @acarolalcantara ) o motivo das pessoas não praticarem exercícios. A resposta campeã foi: falta de tempo. Por isso, resolvi fazer esse post para ajudar quem diz não conseguir se exercitar por esse motivo. É o seu caso? Continua comigo! 🙂

Definindo prioridades

Primeiramente, é importante lembrar que, não existe falta de tempo. O que há é falta de prioridade. Pode ser que você faça muitas coisas durante o seu dia. Afinal, a rotina das pessoas anda cada vez mais cheia de atividades, informações e tarefas. Acontece que, nós, como seres humanos que somos, tendemos a priorizar aquilo que mais nos interessa, sejam pessoas ou situações. Portanto, é importante se perguntar:

  • Quero mesmo fazer atividade física?
  • Que benefícios terei ao adotar uma rotina fitness?
  • O que realmente me impede hoje de ter isso?

Perguntas respondidas, vamos ao próximo tópico!

30 minutos são melhores que nada!

Eu sei. Pode ser que você vire e fale: “mas eu trabalho, estudo, cuido de filho, etc!”. Ok. Mas eu também sei o tempo que a gente gasta com tarefas menos nobres ou adiáveis, como ver vários episódios de uma série ou novela, no celular, fazendo coisas que não são importantes ou urgentes, procrastinando, a toa mesmo, etc.

Outra coisa, se você fizer 30 minutos de atividade física, já vai ser lindo! ❤

“A OMS (organização mundial de saúde) recomenda 150 minutos semanais de atividade física leve ou moderada (cerca de 20 minutos por dia) ou, pelo menos, 75 minutos de atividade física de maior intensidade por semana (cerca de 10 minutos por dia).”

Ou seja, não deixe de se exercitar por ter pouco tempo. Pelo contrário, faça treinos adequados ao tempo que você tem.

A escolha da atividade certa

Se você não tem muuuitos minutos disponíveis, não adianta nada se matricular em aulas coletivas, pois não vai poder ficar durante uma hora. Então, tente uma caminhada, corrida, pulo de corda, treinos curtos de musculação e funcional, dança e afins.

Mas lembre-se que é por você!

Agora, quando a gente coloca sobre os outros a responsabilidade por não praticarmos alguma atividade, estamos tirando de nós a responsabilidade de cuidar da nossa saúde. E ela é fundamental.

Se você diz que não pratica exercícios por conta dos filhos ou por cuidar de algum parente doente ou idoso, por exemplo, pode acabar prejudicando a própria saúde e não poderá cuidar deles mais. Então, reserve um tempinho para você. Veja se outra pessoa pode colaborar enquanto você estiver ausente; tente praticar alguma coisa em casa mesmo e avalie a possibilidade de levá-los com você à academia ou alguma praça. Há aplicativos que disponibilizam treinos que podem ser feitos em qualquer lugar. Ex.: Nike Training, Queima Diária, BT Fit…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s