Cozinhaterapia | Como cozinhar pode trazer bem-estar

Há quem odeie cozinhar, mas, se você não faz parte desse grupo que rejeita totalmente a cozinha, sugiro dar um valor a mais a esse cômodo da casa no dia a dia. Falo isso porque fazer receitas para se alimentar diariamente pode ser considerado um tipo de terapia.

Confira abaixo alguns dos principais benefícios dessa função!

  1. Concentração

Para fazer um prato, é preciso manter a concentração. Caso contrário, você pode errar os ingredientes, ou mesmo, queimar a refeição. Por isso, te ajuda a trabalhar seu autocontrole e te mantém no foco por alguns minutos.

2. Meditação

Tudo aquilo em que a gente foca é quase um tipo de meditação. Digo isso, pois você mantém sua atenção no agora enquanto cozinha e pode até esvaziar a mente.

3. Socialização

No mundo todo, a alimentação une as pessoas. É um bom momento para conversar, dividir experiências, dizer o que gosta e o que não gosta… Não é à toa que um dos principais programas de todos é se reunir para comer.

4. Aprendizado

Sempre que aprendemos algo, o nosso cérebro registra, por meio dos neurônios, novas aprendizagens, deixando as conexões entre eles mais fortes. Então, aprendizados sobre culinária podem exercitar o cérebro, o modificando fisicamente. Isso é extremamente benéfico para a nossa saúde e, quanto mais cozinharmos e aprendermos, mais a nossa capacidade de aprendizado aumentará.

5. Fazer sua dieta

Ao cozinhar seu próprio alimento, você também saberá exatamente o que terá em sua composição. Isso trará mais segurança em relação aos ingredientes do que se fosse encomendar comida em algum lugar ou ir em algum restaurante.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s