8 dicas para adotar uma alimentação saudável e manter a imunidade forte

Já faz tempo que venho falando sobre a importância de se alimentar com opções ricas em nutrientes a maior parte do seu dia, mas em tempos de COVID-19, isso se torna fundamental para manter a sua imunidade forte e prevenir que o vírus “te ataque”. Para colaborar com quem deseja adotar uma alimentação mais equilibrada e não sabe por onde começar, selecionei algumas dicas da nutricionista Thaise Costa, da marca de granolas Tia Sônia. Confira abaixo!

:: Fazer lista de compras
Segundo a nutricionista, estabelecer em uma lista de compras os alimentos necessários para seguir uma alimentação saudável durante as refeições é um passo essencial para iniciar este hábito saudável. “Ter uma lista em mãos ajuda a ter foco no mercado e comprar os itens mais saudáveis das prateleiras”, indica Thaise.

:: Ler os rótulos
“Para obter conhecimentos nutricionais sobre os produtos é ideal ler os rótulos. Isso ajuda muito a evitar o consumo de produtos que não possuem ingredientes saudáveis em sua composição. No começo pode ser uma tarefa complicada, mas com o passar do tempo, o hábito ajudará a ter domínio no assunto e consequentemente facilitará a alimentação”, revela a profissional.

:: Busque alimentos naturais
A profissional indica iniciar focando principalmente em alimentos naturais, para começar a acostumar o paladar com essa mudança. “É muito importante tentar ao máximo inserir no cardápio frutas, legumes e verduras”. Mas quando for consumir algo industrializado, a nutricionista indica procurar equilibrar com uma opção saudável. “Se não deu para fazer a marmita e a opção é comer em um restaurante, o ideal é ter no prato verduras, legumes e saladas. Para beber, sempre optar por sucos naturais sem açúcar”, conta.

:: Diminua o açúcar
Thaise aponta diminuir o açúcar ingerido durante o dia como uma atitude essencial para iniciar hábitos saudáveis. “Para fazer o nosso corpo e paladar se acostumarem com a nova alimentação, o açúcar é um dos fatores que devemos retirar das refeições. Ele possui grande índice de glicose, processos químicos na sua produção e são desprovidos de nutrientes importantes para a saúde. Caso precise, substitua o açúcar por adoçantes naturais, como a stévia ou xilitol”, sugere a nutricionista.

:: Planeje as suas refeições
De acordo com a nutricionista, o ideal é planejar todas as refeições para não cair em tentação e consumir um produto prejudicial à saúde. “Tendo planejado as refeições em um cronograma, é mais fácil seguir uma alimentação equilibrada. Também é importante ter na bolsa sempre uma opção de lanche natural, fruta ou sanduíche integral. Um Mix de castanhas também é um boa opção de lanche, além da facilidade de carregar na bolsa “, orienta Thaise.

:: Não fique sem comer
A nutricionista ressalta a importância de não ficar sem comer durante grandes intervalos. “O hábito de não ficar muito tempo sem comer faz com que seja possível manter a energia necessária para o bom funcionamento do metabolismo, além de auxiliar na perda de peso. E evita comer muito em determinadas refeições”, sugere a profissional.

:: Estabeleça metas para a semana
“Para conseguir ingerir todos os nutrientes importantes para o corpo, é legal estabelecer metas para a semana”. A nutricionista explica que desta forma é possível consumir o máximo de vitaminas necessárias para a saúde e distribuí-las durante as refeições semanais.

:: Seja persistente
Thaise revela o quanto ser persistente, ter paciência e força de vontade são fatores importantes neste processo de mudança nos hábitos alimentares. “É necessário ir experimentando os alimentos aos poucos, estimulando o seu paladar e costumes para obter efetivamente uma alimentação saudável na vida”, conta a profissional.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s