A quantidade de passos por dia interfere na saúde?

Você sabe quantos passos dá por dia? Pois saiba que essa informação pode dizer se você é uma pessoa sedentária ou ativa. E descobrir isso nem é tão difícil assim. Os celulares mais novos já costumam vir com apps, mas você pode fazer o download de um aplicativo com essa função ou mesmo, adquirir um desses relógios ou pulseiras fitness. Mas por que isso é tão importante? Vamos lá!

O número total de passos diários pode te ajudar a sair do sedentarismo

Diversos estudos apontam quantidades ideais de passos diferentes. Na década de 60, por exemplo, um japonês lançou um relógio com pedômetro que se chamava “10 mil passos”. A partir daí, surgiu a teoria de que o indicado era andar até alcançar esse número, todos os dias.

Um estudo mais recente acompanhou 17 mil mulheres sem doenças graves, com idade entre 70 e 79 anos. Após cerca de 5 anos, eles verificaram o histórico de mortes de algumas delas para saber as causas. Percebeu-se então que, quem chegava até 2.700 passos tinha mais probabilidade de vir a óbito decorrente de doenças ligadas à vida sedentária. Já quem dava cerca de 7.500 passos, reduzia os riscos de morte prematura. Agora, a surpresa: aquelas que ficavam com um número próximo de 4.500 tinham 40% menos risco de morrer. Ou seja, não era necessário alcançar os famosos 10 mil.

Alguns tópicos que faltaram no estudo: o ritmo desses passos e atingir pessoas de sexo e faixas etárias diferentes.

Mas e aí, quantos passos devo caminhar então?

Concluiu-se que, sim, os passos são um meio de medir se uma pessoa é sedentária ou não e que, quanto mais alguém caminha, mais longe ficará da vida sedentária e das doenças acometidas por esse estilo, como Diabetes e Hipertensão.

Assim, para chegar a um número equilibrado, pode-se basear nas recomendações do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-estar que é adotar a rotina de caminhar, pelo menos, 8 mil passos diariamente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s