Check-up Anual: a importância de se realizar exames de rotinas

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de cuidar da saúde, tanto no aspecto físico quanto no mental, desde 1967, o dia 05 de agosto, é reconhecido como o Dia Nacional da Saúde. Além disso, comemora-se o aniversário de Oswaldo Cruz, importante personagem no que diz respeito ao combate e erradicação de diversas doenças e epidemias.

Para garantir a boa saúde, ter um estilo de vida saudável é super importante. “Mais do que manter uma boa alimentação ou a prática de exercícios físicos, envolve também a realização periódica de exames e consultas médicas como forma de prevenção” destaca Dr. Nelson Tatsui, Diretor-Técnico do Grupo Criogênesis e Hematologista do HC-FMUSP .

Entretanto, é comum surgirem algumas dúvidas sobre a realização do check-up. Por isso, o especialista listou os questionamentos mais comuns acerca do tema. Confira:

• A partir de quantos anos recomenda-se a avaliação médica anual?

Embora não exista uma idade padrão, especialistas acreditam que a partir de 35 anos é necessário criar esse costume de visitas regulares. Porém, isso pode variar de acordo com cada perfil dependendo do seu histórico familiar.

• Qual a importância do check-up?

Ajuda a prevenir e detectar precocemente doenças como hipertensão e diabetes, além de patologias assintomáticas, melhorando a qualidade de vida por meio de bons hábitos.

• Com que frequência devo procurar um profissional da saúde?

Uma vez por ano em casos de indivíduos saudáveis e a cada três meses em casos onde a pessoa possua alguma doença pré-existente.

• Quais exames costumam ser solicitados no check-up?

Os mais comuns são hemograma, urina e fezes, colesterol, eletrocardiograma (ECG), glicemia, tireoide, mamografia e papanicolau, no caso das mulheres, e próstata, para os homens.

• Fiz um exame e o resultado não foi o esperado. O que fazer?

Caso algum resultado apresente alteração, o paciente deve ser orientado a buscar ajuda profissional de um especialista para que exames complementares sejam solicitados, indicando assim quais os possíveis tratamentos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s