8 alimentos da primavera para incluir no cardápio

A primavera tem seu início no dia 22 de setembro e com ela, muitos alimentos podem entrar no cardápio das pessoas. Pensando nisso, a nutricionista Aryane Emerick, do Smart Fit Nutri – aplicativo que democratiza o acompanhamento nutricional de qualidade – separou algumas frutas e vegetais da safra que além de saudáveis, ajudam em uma alimentação mais equilibrada e leve.

“Com a pandemia do novo Coronavírus, bem como o momento que o mundo vive, as emoções são muitas e todos os sentimentos ficam à flor da pele. Esse processo acaba refletindo na alimentação e o que acontece é que as pessoas acabam descontando na comida”, explica a nutricionista.

Pensando em fazer um bom uso da nova estação, Emerick selecionou 8 dicas de alimentos da primavera para incluir na alimentação:

Batata doce: excelente fonte de carboidrato e que também ajuda na geração de energia, saciedade e ganho de massa muscular, excelente pedida para refeições principais.

Moyashi: conhecido como broto de feijão, o alimento germinado possui muitos nutrientes. É uma excelente fonte de proteína vegetal e ainda tem vitamina A, C e K, importante para imunidade, coagulação sanguínea e saúde de maneira geral.

Beterraba: contém nitrato que auxilia na melhora da performance nos exercícios, tem boa quantidade de zinco que auxilia na imunidade e vitamina A, importante para visão.

Ervilha: boa fonte de proteína vegetal e boa fonte de fibras, favorecendo a saciedade nas refeições.

Abacaxi pérola: é uma excelente fonte de vitamina C e ajuda na melhora da imunidade. Contém também bromelina, substância que auxilia na digestão (e dá pra aproveitar inclusive a casca!).

Laranja lima e acerola: essas duas são excelentes fontes de vitamina C, melhorando a imunidade e a saúde da pele. Além disso essa vitamina evita o envelhecimento precoce e ajuda na produção do colágeno. Uma boa dica é comprar a acerola agora na safra e congelar para usar ao longo das semanas.

Kiwi: possui teor de vitamina C excelente, e também é rica em fibras que ajudam no funcionamento do intestino além de possuir fitomelatonina, substância que auxilia na melhora da qualidade do sono.

Brócolis, couve e espinafre: vegetais verdes escuros são ricos em cálcio e ferro, portanto, são importantes para saúde óssea, contração muscular e metabolismo. Além disso, possuem boa quantidade de proteína vegetal, inclui-los no almoço e jantar é uma boa opção.

“Existem dicas práticas e leves para a primavera. Exemplo disso é uma salada de pote, onde conseguimos adicionar vários legumes e verduras e ainda é uma refeição leve, saborosa e de fácil digestão”, sugere Aryane. A nutricionista ainda acrescenta: “Um mix de couve com moyashi, beterraba ralada, fatias de batata doce e atum ou frango desfiado ou apostar na ervilha para incrementar, podem ser excelentes opções”, reitera.

Além de todas as vantagens nutritivas desses alimentos, eles também são importantes de serem consumidos na safra, pois esses vegetais e frutas têm menor uso de defensivos químicos e também preços melhores, sendo um completo bônus incluí-los na alimentação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s